Passo a Passo
- Foto 1 – Descasque a macaxeira (aipim, mandioca), lave e coloque em um recipiente com água, até que ela fique toda coberta. Deixe em cima da pia. O processo vai durar cerca de 10 dias.
- Nas fotos 1, 2, 3 você vê o processo de fermentação do aipim com 5 dias, com 7 dias e com 8 dias respectivamente. No oitavo dia, escorra a água e com as mãos, desmanche todo o aipim que vai estar bem mole.
- Coloque um recipiente com o escorredor de macarrão, como na foto 5 e despeje o aipim desmanchado. Deixe o recipiente e o escorredor em baixo da torneira e vá lavando a massa até só sobrar as fibras no escorredor, como na foto 6.
- Toda a água que passou pelo escorredor vai estar no recipiente de baixo, foto 7. Deixe este recipiente parado (eu deixei de um dia para o outro) e toda a massa vai se assentar no fundo.
- No dia seguinte coloque outro recipiente, com o escorredor dentro, só que desta vez você vai colocar um pano bem limpo dentro do escorredor, como na foto 8.
- Retire o excesso de água que está por cima da massa e depois despeje a massa sobre o pano, foto 9. Deixe escorrer bem.
- Faça uma “trouxa” com o pano (foto 10) e pendure (foto 11). Eu pendurei na área de serviço em cima do tanque, pois ela vai ficar pingando.
- Deixe escorrendo por um dia ou uma noite. Depois é só tirar e colocar em um recipiente e conservar na geladeira. Se tiver bem sequinha, vai durar cerca de 1 mês na geladeira.
Observação:
- Este é um processo bem trabalhoso, mas para quem morre de vontade de comer um Bolo de Puba, mas onde mora não tem como comprar a Puba pronta, então vale a pena fazer para matar a vontade.
- Se você deixar o recipiente com o aipim de molho na cozinha, sua cozinha vai ficar com cheiro de coisa “apodrecida”. O melhor é cobrir com um paninho e deixar na área de serviço, que aqui em casa é mais ventilada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário